quinta-feira, 30 de outubro de 2008

LEIAM ESSE ABSURDO. IMPRESSIONANTE!


O Jornal O Dia, de 29 de Outubro de 2008, em sua página 20 traz: "Uma mulher somali, de 23 anos, acusada de adultério, morreu apedrejada ontem, diante de centenas de pessoas, numa praça de Kismayu, na Somália. Ela foi condenada por muçulmanos que dominam parte do país. Familiares tentaram impedir que a matassem, o que fez com que os fundamentalistas atirassem contra eles, matando uma criança".

PERGUNTO: Cadê a ONU? Cadê as ONGs de defesa dos seres humanos? Há tá, na Somália não tem petróleo, ou seja, não é interessante uma intervenção por lá. Só existem órgãos de defesa de baleias, mico-leões, jaguatiricas, araras azuis, tartarugas (a Petrobras gasta fortunas com tartarugas no projeto TAMAR). Vamos nos indignar. Vamos lutar. Isso aconteceu nessa semana. Merece uma meditação. ABSURDO!

domingo, 26 de outubro de 2008

Ensino a Distância: Uma boa opção!


Dar continuidade aos estudos e investir em Educação é fundamental para sua vida profissional. Com o Ensino Superior, você vai estar apto a construir uma carreira e consolidar-se no mercado de trabalho. Porém, para algumas pessoas, conciliar as atividades cotidianas e a freqüência em uma sala de aula, é impossível. Por isso, existe o Ensino a Distância, uma opção para você estudar no seu tempo e do seu jeito. O ensino a distância possui a mesma filosofia do ensino presencial.
A diferença está apenas na comodidade e flexibilidade em estudar onde você quiser e na hora em que puder. Ao contrário do que muita gente ainda pensa, o Ensino a Distância oferece o mesmo potencial de ensino-aprendizagem, que o ensino tradicional. Por exemplo, os primeiros resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho, realizado pelo MEC) de alunos do ensino a distância, mostram que eles estão se saindo melhor do que acadêmicos de cursos presenciais.
Aproveite as vantagens dos cursos virtuais e todas as possibilidades que a tecnologia pode lhe proporcionar.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

ISSO TEM QUE ACABAR!


DENUNCIE AGORA!


Se você presencia agressões à mulheres, seja de vizinhos, parentes, conhecidos, colegas de trabalho, etc. DENUNCIE AGORA, utilize os canais existentes nesse blog ou se dirija à Delegacia de Polícia mais próxima. BASTA DE COVARDIA! De quem sofre e de quem não denuncia!

domingo, 19 de outubro de 2008

DENUNCIE AGORA!


Se você é mulher e está vivendo uma situação de violênciaDisque 180 - Central de Atendimento à MulherVocê pode ligar de qualquer lugar do Brasil. A ligação é gratuita.




Para saber de outros serviços nos Estados, acesse o site da SPM
Serviços públicos que atendem vítimas de violência
Delegacias,orientação jurídica e psicossocial e atendimento em hospitais em São Paulo Página do Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde com dados de contato de delegacias, serviços de orientação jurídica e psicossocial e serviços de atendimento a vítimas de violência em hospitais em São Paulo.
Hospitais que dão atendimento a vítimas de violência sexual e serviços de aborto legalPágina da Rhamas - Redes Humanizadas de Atendimento às Mulheres Agredidas Sexualmente com dados de contato de serviços de saúde que atendem vítimas de violência em diversos estados brasileiros.
Violência contra a mulher: um guia de defesa, orientação e apoio (em pdf)3ª edição. Atualizada e ampliada.Parceria entre CEPIA e CEDIM - RJ (Conselho Estadual dos Direitos da Mulher).Organização: Leila Linhares Barsted, Jacqueline Hermann, Maria Elvira V. de Mello, Andréa Pitanguy de Romani (Cepia) e Rosana dos Santos Alcântara (Cedim).
Veja também:
São Paulo instala primeiro Juizado Especial de Violência Contra as MulheresSílvia Pimentel é reeleita por mais quatro anos na CEDAWA jurista e professora Sílvia Pimentel foi reeleita na sede da ONU para integrar a Comissão para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (CEDAW) Sugestão de pautasComo a violência doméstica contra as mulheres afeta as crianças?Esta e outras sugestões de reportagens abordando fatos sobre a violência contra as mulheres que são pouco ou nunca tratados pela imprensa podem ser encontradas nesta seção.

Banco de Fontes Se a pauta é violência contra a mulher, nesta seção você encontrará dados para contatar fontes fundamentais.

Quem diz e o que se diz "A violência é tão corriqueira que muitos homens não a identificam. É uma geração que foi criada para não levar desaforo para casa."Fernando Acosta, psicólogo.

"A violência não é natural. É um comportamento aprendido."Marcos Nascimento, coordenador de projeto do Instituto Promundo.



sexta-feira, 17 de outubro de 2008

"Educação Sexual" x "Orientação Sexual"




A concepção do trabalho de Orientação Sexual, como instrumento preventivo da AIDS, da gravidez precoce, do aborto e das DSTs vem passando por inúmeras transformações. Seu espaço está sendo discutido intensamente - seja na família, seja na escola, seja na comunidade.


A própria expressão "Educação Sexual" já caiu em desuso, e os especialistas se perguntam: é possível educar alguém sexualmente? Atualmente, o termo mais aceito no meio de Helena Lima, bióloga, psicóloga e mestre em psicologia, é o de Orientação Sexual, campo, aliás, que tem crescido entre os profissionais de saúde e educação. Segundo explicações do Multirio, Órgão Governamental do Rio de Janeiro, a diferenciação dos termos indica significados diferentes. "Outros autores consideram a orientação sexual derivada do conceito pedagógico de orientação educacional, definido-se como um processo de intervenção sistemática na área da sexualidade, realizada principalmente em escolas, por um educador ou outro profissional capacitado para tal, e aproxima-se do que denominamos como educação sexual formal", define.


De acordo com o Guia de Orientação Sexual, publicação traduzida e adaptada por três ONGs (Organizações Não-Governamentais) a orientação sexual, "quando utilizada na área de educação, deriva do conceito pedagógico de Orientação Educacional, definindo-se como o processo de intervenção sistemática na área de sexualidade, realizado principalmente em escolas". Pressupõe o fornecimento de informações sobre sexualidade e a organização de um espaço de reflexões e questionamentos sobre postura, tabus, crenças e valores a respeito de relacionamentos e comportamentos sexuais. "A Orientação Sexual abrange o desenvolvimento sexual compreendido como: saúde reprodutiva, relações interpessoais, afetividade, imagem corporal, auto-estima e relações de gênero. Enfoca as dimensões fisiológicas, sociológicas, psicológicas e espirituais da sexualidade através do desenvolvimento das áreas cognitiva, afetiva e comportamental, incluindo as habilidades para a comunicação eficaz e a tomada responsável de decisões", explica o Guia. Já a Educação Sexual, segundo o Guia, inclui todo o processo informal pelo qual aprendemos sobre a sexualidade ao longo da vida, "seja através da família, da religião, da comunidade, dos livros ou da mídia".Helena Lima, coordenadora de projetos de orientação sexual de tradicionais escolas paulistanas e atualmente diretora da Unidade Perdizes do Colégio Pentágono, pensa que a temática sexualidade é parte tão integrante da criança como qualquer outra, e merece atenção na proporção em que ela demandar. "As crianças têm estímulos de sobra em relação à sexualidade e a outros aspectos da vida.


Assim como se esclarece para a criança que ela deve atravessar a rua olhando para os lados, escovar os dentes, lidar com horários, dinheiro, aprender as cores, é fundamental que ela aprenda a compreender seus sentimentos em geral, inclusive os da sexualidade", pondera. De acordo com a especialista, o desconhecimento, o não dito, também gera fantasias e angústia. "Então, nada de ficar colocando cegonhas e estrelas na pauta, nem ficar forçando a ampliação de temas. O importante é o orientador abrir espaço para dúvidas e responder àquilo que é solicitado. Simples assim", ensina.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

O MUNDO SEM AS MULHERES (A. Jabor)


(Arnaldo Jabor)

O cara faz um esforço desgraçado para ficar rico pra que? O sujeito quer ficar famoso pra que? O indivíduo malha, faz exercícios pra que?A verdade é que é a mulher o objetivo do homem. Tudo que eu quis dizer é que o homem vive em função de você. Vivem e pensam em você o dia inteiro, a vida inteira. Se você, mulher, não existisse, o mundo não teria ido pra frente. Homem algum iria fazer alguma coisa na vida para impressionar outro homem, para conquistar sujeito igual a ele, de bigode e tudo.Um mundo só de homens seria o grande erro da criação. Já dizia a velha frase que "atrás de todo homem bem-sucedido existe uma grande mulher". O dito está envelhecido. Hoje eu diria que "na frente de todo homem bem-sucedido existe uma grande mulher".É você, mulher, quem impulsiona o mundo. É você quem tem o poder, e não o homem. É você quem decide a compra do apartamento, a cor do carro, o filme a ser visto, o local das férias. Bendita a hora em que você saiu da cozinha e, bem-sucedida, ficou na frente de todos os homens. E, se você que está lendo isto aqui for um homem, tente imaginar a sua vida sem nenhuma mulher. Aí na sua casa, onde você trabalha, na rua. Só homens. Já pensou? Um casamento sem noiva? Um mundo sem sogras? Enfim, um mundo sem metas.ALGUNS MOTIVOS PELOS QUAIS OS HOMENS GOSTAM TANTO DE MULHERES:

1- O cheirinho delas é sempre gostoso, mesmo que seja só xampu.

2- O jeitinho que elas tem de sempre encontrar o lugarzinho certo em nosso ombro.

3- A facilidade com a qual cabem em nossos braços.

4- O jeito que tem de nos beijar e, de repente, fazer o mundo ficar perfeito.

5- Como são encantadoras quando comem.

6- Elas levam horas para se vestir, mas no final vale a pena.

7- Porque estão sempre quentinhas, mesmo que esteja trinta graus abaixo de zero lá fora .

8- Como sempre ficam bonitas, mesmo de jeans com camiseta e rabo-de-cavalo.

9- Aquele jeitinho sutil de pedir um elogio.

10- Como ficam lindas quando discutem.

11- O modo que tem de sempre encontrar a nossa mão.

12- O brilho nos olhos quando sorriem.

13- Ouvir a mensagem delas na secretária eletrônica logo depois de uma briga horrível.

14- O jeito que tem de dizer "Não vamos brigar mais, não.."

15- A ternura com que nos beijam quando lhes fazemos uma delicadeza.

16- O modo de nos beijarem quando dizemos "eu te amo".

17- Pensando bem, só o modo de nos beijarem já basta.

18- O modo que têm de se atirar em nossos braços quando choram.

19- O jeito de pedir desculpas por terem chorado por alguma bobagem.

20- O fato de nos darem um tapa achando que vai doer.

21- O modo com que pedem perdão quando o tapa dói mesmo (embora jamais admitamos que doeu.)

22- O jeitinho de dizerem "estou com saudades".

23- As saudades que sentimos delas.

24- A maneira que suas lágrimas tem de nos fazer querer mudar o mundo para que mais nada lhes cause dor.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

10 MANDAMENTOS DA MULHER MODERNA


1. Amar a si mesmo acima de todas as coisas.Isso mesmo. E-G-O-Í-S-MO. Porque quem não se ama, não se valoriza, deixa-se enganar e não progride na vida. Ame-se, perca muito tempo consigo mesma, e nem estou falando de passar horas no salão de beleza, mas de tudo, faça coisas que inflem o seu ego, entre naquele curso de Idiomas, aula de dança de salão ou até mesmo aquele curso bizarro de massa de modelar, que seja, faça coisas para si mesmo, sempre.
2. Ter um amigo gay.Eis algo que toda mulher moderna precisa ter, um amigo gay, e por quê? Porque eles são maravilhosos, oras, sempre tem um bom conselho, sobre qualquer assunto, são interessantes, levantam tua auto-estima e são parceiros para todos os tipos de programa.
3. Ter uma carreira.Mulher que não tem carreira, que não busca estar bem estabelecida profissional e financeiramente perde muito tempo com homem. Nada pior que se tornar dependente, quantas amigas suas, após se separarem ficaram na merda? Alooow!!! Séc. 21, mulheres precisam ganhar bem, serem dependentes e livres, leves e soltas.
4. Diga NÃO!Sim, diga não, é difícil, mas treine bastante.
5. Não acredite nos homens.Não estou dizendo para ser neurótica, mas desconfie de todas as ações, geralmente o objetivo é sempre o mesmo.

6. Não aceite rótulos, não siga a moda e jamais tente ser o que não é.Você não é roqueira, nem paty, muito menos piriguete, você é você mesmo. Não se auto rotule, quem se auto rotula, não pode fugir do seu estilo. Use o que estiver afim, seja livre, para mudar a cor do cabelo, a roupa, o sapato e atitudes. Ser sempre igual, cansa.
7. Jogue coisas fora.Acho que isso é um problema mundial, guardar coisas. Lembranças, roupas, coisas. Jogue fora, limpe tudo, jogue fora tudo que acumule pó. Delete emails, arquivos, faça backup de fotos, livre-se do passado. Ah não ser que você seja um museu.
8. Não chore!Na frente dos outros, claro, seja firme. Mesmo que seja demitida, não chore. Não demonstre fraqueza. Agora em casa? Pode desabar!
9. Faça Planos.Nada melhor do que ter objetivos, viagens, cursos, férias, objetos de desejo a serem conquistados. Faça listas do que quer e vá riscando a medida que conseguir.
10. Quanto aos homens, não dê muita atenção.O Grande lance é ter altos e baixos, bate e agrada e assim vai, faça como sua vó, faz com o pão... sova e esfrega.Fiz este post, inspirado em vários casos, amigas e afins. Espero que valha de algo, claro que varia de pessoa para pessoa, mas esse é o meu ideal.

domingo, 12 de outubro de 2008

COMO MONTAR UMA COOPERATIVA DE TRABALHO? (Geração de emprego e renda)



O QUE É COOPERATIVA?

CONCEITO DE EMPRESA COOPERATIVA

Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida.Encarando a cooperativa como uma empresa, o ponto de partida é a autogestão. Décadas de centralismo e tutelismo governamental brasileiro levaram as cooperativas e cooperadores, a uma cultura de dependência assistencialista, fazendo com que, ainda hoje, muitos fiquem a esperar paternalismo, incapazes de pensar como empresa auto - gestionada.As empresas só se autogestionam e cumprem com seus objetivos, quando atendem as necessidades dos mercados, com preço, qualidade e efetividade. O erro comumente ocorrido, quando se cria uma cooperativa, é de não se prestar atenção ao seu mercado de atuação, a concorrência interna e externa, a qualidade de seus serviços ou produtos, o atendimento e o preço que oferecerá a seus clientes.É necessário que o produto ou serviço que a cooperativa vá oferecer, esteja em condições de concorrer no mercado, do contrário não sairão negócios, que não gerarão renda e sem ela, não existirá futuro para a empresa recém formada. Em um ambiente turbulento empresarial, uma cooperativa, no meu entedimento, só conseguirá sobreviver e prosperar se conseguir, pelo menos, realizar o ciclo cooperativista.

OS PRINCÍPIOS COOPERATIVISTAS: Para participar do desenvolvimento da sociedade de forma consciente e organizada é necessário em grupo como entendemos a vida de nossa comunidade, definindo o futuro que desejamos. Desde o início do cooperativismo a troca de idéias entre as pessoas, para solucionarem problemas comuns, foi colocada como prática necessária e insubstituível.Ao se apropriarem do saber as pessoas se apropriam do poder de modificar a realidade de, provando ser possível conquistar pelas próprias mãos um mundo melhor e mais digno. Esse hábito acompanha o crescimento do movimento cooperativista e tornou possível a permanente articulação de seus representantes, enfatizada em sucessivos congressos, desde o século passado.Em 1995, comemorou – se um século de existência da Aliança Coopertiva Internacional – ACI. No congresso comemorativo dessa data histórica, mais uma vez associados de todo o mundo debateram sobre importantes questões para o fortalecimento da prática cooperativista, refletindo sobre os objetivos de sua organizações.Durante o evento aprovaram conceitos e princípios, não muito diferentes daqueles apresentados pelos pioneiros, mas que devem estar sempre em pauta para que, atualizados e aperfeiçoados, sejam a base das estratégias de desenvolvimento do sistema de cooperativas existentes nos diversos países.

ADESÃO VOLUNTÁRIA E LIVRE: As cooperativas são organizadas à participação de todos, independente de sexo, raça, classe social, opção política ou religiosa. Para participar, a pessoa deve conhecer e decidir se tem condições de cumprir os acordos estabelecidos pela maioria.

GESTÃO DEMOCRÁTICA: Os cooperantes, reunidos em assembléia, discutem e votam os objetivos e metas do trabalho conjunto, bem como elegem os representantes que irão administrar a sociedade.Cada associado representa um voto, não importando sealguns detenham mais cotas do que outros.

PARTICIPAÇÃO ECONÔMICA DOS MEMBROS: Todos contribuem igualmente para a formação do capital da cooperativa, o qual é controlado democraticamente. Se a cooperativa é bem administrada e obtém uma receita maior que as despesas, esses rendimentos serão divididos entre os sócios até o limite do valor e da contribuição de cada um.O restante poderá ser destinado para investimentos na própria cooperativa para outras aplicações, sempre de acordo com a decisão tomada na assembléia.

AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA: O funcionamento da empresa é controlado democraticamente. Se a cooperativa é bem administrada e obtém uma receita maior que as despesas, esses rendimentos serão divididos entre o sócio até o limite do valor e da contribuição de cada um.O restante poderá ser destinado para investimentos na própria cooperativa ou para outra aplicações, sempre de acordo com a decisão tomada em assembléia.

AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA: O funcionamento da empresa é controlado pelos próprios sócios, que são os donos do negócio. Qualquer acordo firmado com outras organizações e empresas deve garantir e manter essa condição.

COOPERATIVA: É uma sociedade de pelo menos 20 pessoas físicas que constituem um empreendimento para benefício mútuo. As duas normas traduzem a pressuposição de que se trata de uma empresa destinada a finalidades comerciais, constituída por um grande número de pessoas que se conhecem e têm uma certa facilidade para se reunirem com certa freqüência.

OS TIPOS DE COOPERATIVAS: Existe atualmente 11 tipos de cooperativas segundo seu campo de ação, ou seja, o tipo de atividade em que as cooperativas operam, conforme a necessidade dos cooperados a que atendem. Há outras denominações genéricas para o que chamamos de tipos de cooperativa, como ramos ou segmentos cooperativistas, que significam a mesma coisa.Além das características listadas para cada segmento, as cooperativas têm um objetivo que é comum a todas, mas que, quanto melhor funciona, mais passa despercebido, que é a função reguladora de mercado. A pós a consolidação de uma cooperativa, o normal é que todos os concorrentes regulem seus preços segundo aqueles praticados por esta. Assim sendo, logo que a cooperativa começa a operar, a diferença entre esta e as empresas mercantis é muito grande e logo notada, mas ao longo do tempo estes concorrentes se adaptam a ela. Há também distorções geradas pelo falho sistema de taxas e tributos vigente no país, que favorece a sonegação e prejudica as cooperativas, pois estas são fiéis contribuintes, ao contrário do que prevalece entre a concorrência, o que às vezes permite até que estes pratiquem preços melhores do que os da cooperativa.

DISCRIMINAÇÃO CONTRA O TRABALHO FEMININO


Como é que o Estado brasileiro trata a desigualdade a que está sujeito o trabalho feminino? O país dispõe de políticas sociais e de emprego visando estas questões?
A Constituição brasileira estabelece no inciso XX, do art. 7º, que os trabalhadores têm direito à proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei. Este dispositivo sinaliza para a existência da desigualdade no mercado de trabalho em relação à mulher e refere os meios de que pode dispor o Estado para atuar em face da questão. Diz mais, refere-se a incentivos, o que remete a uma política de emprego ativa. No inciso XVIII, do mesmo dispositivo constitucional, estabelece-se o direito de licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário. A legislação infraconstitucional regula a questão do pagamento do benefício "salário-maternidade", substitutivo do salário daquela que entra em gozo de licença-maternidade, é uma medida de política de emprego passiva. Ela visa dar suporte do nível de renda à empregada gestante e mãe, sendo que este encargo não é custeado diretamente pelo empregador e, conseqüentemente, não tem reflexos diretos no custo do trabalho da empregada mulher. O inciso XXX do mesmo artigo 7º da Constituição diz ser direito do trabalhador a proibição de diferenças de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil.
O Brasil ratificou as seguintes Convenções da OIT que tratam de forma direta ou indireta da desigualdade de gênero nas relações de trabalho: nº 100 (Salário igual para trabalho de igual valor entre o Homem e a Mulher ? ratificada em 25/04/1957, com vigência nacional em 25/04/58), nº 103 (Amparo à Maternidade ? ratificada em 18/06/65 e com vigência nacional em 18/06/66); nº 111 (Discriminação em matéria de emprego e Ocupação ? ratificada em 26/11/65, com vigência nacional em 26/11/66) e a de nº 117 (Objetivos e normas básicas da política social ? ratificação em 24/03/69 e vigência nacional em 24/03/70). A CLT, norma infraconstitucional tem um capítulo dedicado à proteção do trabalho da mulher, nos artigos 372 a 401. Obedecidas determinadas condições, há nestes dispositivos, até previsão de manutenção e subvenção de escolas maternais e jardins de infância.
A lei nº 7353/85 criou o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, com o objetivo de promover nacionalmente política visando eliminar a discriminação da mulher e a igualdade de direitos. A Lei nº 9.029/95 dá proteção às mulheres contra discriminação em razão de gravidez. O Decreto 1904, de 13/5/96, que institui o Programa Nacional de Direitos Humanos, contem várias propostas de ações governamentais no sentido de apoiar os organismos, incentivar iniciativas e assegurar o cumprimento da legislação que trata da discriminação da mulher no trabalho.

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA, LEIA E REFLITA!


ESSE PROBLEMA TAMBÉM É NOSSO!

O aumento das taxas de gravidez na adolescência se deve, principalmente, às custas das faixas etárias mais jovens, em todo mundo.
Em 1980 o Brasil possuía 27.8 milhões de adolescentes entre 10 e 19 anos de idade, o que representava 23% da população geral. A taxa de fecundidade entre os 15 e 19 anos era de 11% . Nessa época, dos partos realizados pela rede do INAMPS, 13% eram de menores de 19 anos (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 1980).
Conforme dados da Organização Panamericada da Saúde -OPS (1992), no começo da década de 80, 12,5 % dos nascimentos da América Latina eram de mães menores de 20 anos. A população de 15 a 24 anos (de alto risco para engravidar) chegou a 71 milhões em 1980. Estima-se que chegou a 86 milhões em 1990 e que no ano 2000 estaria em torno de 100 milhões de adolescentes. Isso indica que durante o período 1980 - 2000 a população de adolescentes na América Latina aumentaria aproximadamente 41,6%. A adolescente representaria, no ano 2000, 19% da população latino-americana. Na América Latina nascem 3.312.000 filhos de mães adolescentes por ano. A nível mundial, de cada 100 adolescentes entre 15 e 19 anos, 5 se tornam mães anualmente, o que eleva a 22.473.600 nascidos de mães adolescentes.
No Brasil, é no estrato social mais pobre que se encontram os maiores índices de fecundidade na população adolescente. Assim, no estrato de renda familiar menor de um salário mínimo, cerca de 26% das adolescente entre 15 e 19 anos tiveram filhos, e no estrato de renda mais elevado, somente 2,3% eram mães (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 1988). Nas regiões faveladas do Recife, de cada dez mulheres que são mães uma é menor de 15 anos, sendo que 60% das mulheres têm menos de 20 anos de idade (Lima et al., 1990).
Em nosso meio, as taxas de gravidez na adolescência variam de serviço para serviço, mas estima-se que de 20% a 25% do total de mulheres gestantes sejam adolescentes, apontando que há uma gestante adolescente em cada cinco mulheres (Santos Júnior, 1999).
Estudo realizado em 1985, por Nóbrega et al. em nosso meio, mostrava que a distribuição de partos entre adolescentes de baixo nível socioeconômico-BNSE se dava da seguinte forma: 1,4% nas <>

Pais e mães, visitem o site abaixo, não virem as costas para esse grave problema!

sábado, 11 de outubro de 2008

CRÔNICAS & ABSURDOS


Foi um colombiano, de nome Viveros, que tentou por duas vezes tirar a vida de Maria da Penha. Na primeira tentativa, deu-lhe um tiro que a deixou paraplégica. Mais tarde, a esposa se recuperou e então Viveros tentou eletrocutá-la debaixo do chuveiro. Fracassou, foi condenado e a tragédia de Maria da Penha se transformou numa forte bandeira contra a violência doméstica. Hoje, a rede de proteção da mulher contra a violência tem por base a Lei Maria da Penha. A lei prevê um conjunto de aparatos de proteção à mulher, que vão desde os juizados especializados até as defensorias públicas especializadas. Sem dúvida, foi um avanço no combate à violência, mas nem tudo são flores. Os machistas de plantão resistem em acatar a lei, e alguns juízes que deveriam aplicá-las também estão reticentes. As facetas e as posturas são inusitadas. Vejamos estes casos verídicos: – Seu Agenor, o senhor está preso por ter agredido a sua esposa. – O que? Que é isso doutor! Faz (sic) mais de 10 anos que bato na minha mulher e agora o senhor vem me dizer que não posso mais fazer isso? E o juiz de Erechim, de nome Marcelo, que disse numa recente entrevista acerca da eficácia da Lei Maria da Penha, que “a melhor forma de a mulher se proteger é não escolher homem bagaceiro e pudim de cachaça, pedindo separação ou divórcio, quando preciso, e não perpetuando uma situação insustentável”. E para o juiz Edílson Rumbelsperger Rodrigues, Minas Gerais, para o qual a Lei Maria da Penha “é um conjunto de regras diabólicas”. Que é isso doutores? É a lei que está dando trabalho ou são os seus infratores? E o caso do TJ de Mato Grosso do Sul, que considerou a lei inconstitucional? Agenor, por natureza, é um seguidor do colombiano Viveros, mas os doutores seguem a quem? A lei tem provocado muitas controvérsias e, enquanto a estrutura para aplicá-la não for a ideal, o risco de se cometer injustiça pode ser alto. Além disso, delegacias de polícia não são tribunais.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

AS MULHERES NA HISTÓRIA DO MUNDO!


As mulheres importantes da história se destacam em muitas dimensões: econômicas, políticas, culturais, religiosas, sociais, etc. Cada uma tem sua peculiaridade, e, principalmente, sua subjetividade. Isso é o que faz haver a sensibilização necessária para as questões humanitárias como a luta contra o preconceito, tentativa de união entre os povos, busca pela paz e pela dignidade da vida humana.Parte da história do mundo pode ser lembrada por algumas mulheres determinantes. Cleópatra, a mais famosa rainha do Egito, poderosa e complexa, é lembrada por sua beleza e técnicas de sedução com as quais se conseguia tudo. Beth Friedan, precursora do feminismo em 1963 com o livro “The Feminine Mystique” sem tradução para o português - rompeu valores e conseguiu o ideal de uma sociedade mais justa para ambos os sexos. Olga Benário, exemplo de determinação política, foi a judia entregue à Hitler pelo governo brasileiro de Getúlio Vargas. Lady Di, engajada nas causas sociais e com um carisma marcante, ajudou aos necessitados, principalmentes pessoas com deficiência, crianças e portadores de HIV logo foi denominada a “Princesa do Povo”. Hillary Clinton, teve até agora uma trajetória de vida fascinante ao mostrar habilidade na superação de situações desfavoráveis inicialmente como primeira dama, e, logo após, como senadora dos Estados Unidos da América foi importante nas questões sociais e políticas, sendo atualmente fortíssima candidata à presidência da maior potência do mundo. Segundo sua fala, seu desafio é praticar política como uma arte de tornar o impossível, possível.As brasileiras também compõem esse quadro de mulheres que fazem história. Maria Bonita, uma das mais célebres personagens da história do Brasil que, mesmo traçando caminho ao lado de um mistificado homem do sertão, foi a primeira mulher a entrar para o cangaço e é lembrada como a “Rainha do Cangaço”, a única capaz de controlar a crueldade do “Rei do Cangaço” Lampião. Anita Garibaldi, conhecida como a “Heroína de dois Mundos” com sua coragem, lutou por ideais de liberdade e justiça no Brasil, Uruguai e na Itália, é considerada, até hoje, uma das mulheres mais fortes e corajosas da época. Tarsila do Amaral, símbolo do modernismo do Brasil, pintou seu primeiro quadro aos 16 anos “Sagrado Coração de Jesus”. É autora da pintura brasileira de maior valor no mundo, o quadro “Abaporu”, leiloado em 1995, em Nova York, por 1,5 milhão de dólares; Irmã Dulce, considerada pelo papa João Paulo II como uma “Serva de Deus”, ousou dedicar toda sua vida a amar e servir aos pobres e doentes. Chegou a invadir casas para abrigar doentes que recolhia nas ruas. Para muitos, ela não só foi uma freira boazinha, mas uma mulher à frente do seu tempo, pois rompeu com o padrão de religiosas que só se importavam com a fé. Ela queria mais, queria respostas assistenciais ao invés de conformismo; Fernanda Montenegro, consagrada a maior intérprete nacional, primeira atriz brasileira a ser indicada ao Oscar. Tem cerca de 50 anos de carreira, mais de 100 peças teatrais, dezenas de novelas, minisséries, filmes e teleteatros. Convidada para ser ministra da Cultura por dois governos Sarney e Itamar e também para ser embaixadora do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher, porém, recusou aos convites por causa de tempo para dedicação que demandam os cargos.A verdade é que, ora decidindo estratégias de guerra e nas decisões políticas que impactam o mundo, ora pregando o amor através da caridade, a mulher tem sido uma figura marcante no mundo. Mulheres “bem-comportadas não fazem história. É necessário traçar caminhos atrevidos para deixar marcas na vida e no mundo. Portanto mulheres, é preciso ousar, agir e ter atitude!

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A FORÇA DA MULHER NA POLÍTICA


As mulheres vêem cada vez mais conquistando seu lugar em diversos setores da sociedade. De todos eles, o caminho mais árduo tem sido o da participação política. Embora algumas mulheres tenham conseguidos cargos antes nunca conquistados, como é o caso de Michelle Bachelet, que em 2006 se tornou a primeira presidente mulher do Chile e da América Latina, a participação feminina ainda é muito pequena.



No caso do Brasil, as mulheres correspondem a 51,5% dos eleitores, segundo os dados do IBGE. Porém, em 2006 elas não passaram de 14% dos candidatos a cargos eletivos no País. Além disso, os partidos não atingiram a cota mínima de 30% de candidatas mulheres exigidas por lei.
Já no caso das eleitas, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram 176 mulheres, sendo 3 Governadoras, 4 Senadoras, 46 Deputadas Federais e 123 Deputadas Estaduais/Distritais. Embora os números sejam baixos, esta foi a primeira vez na história que 3 Estados brasileiros (Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Pará) elegeram mulheres para o cargo de governadora e, a primeira vez que uma mulher assume o governo do Rio Grande do Sul.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

BRASILEIROS...


Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil. E realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos e, no Brasil, os negativos.



Na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado. Só existe uma companhia telefônica e (pasmem!) se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.



Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos - antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne.



Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta.



Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir para lá dar aulas de como conquistar o cliente.




Os brasileiros são vítimas de vários crimes contra sua pátria, crenças, cultura, língua, etc... Os brasileiros mais esclarecidos sabem que têm muitas razões para resgatar as raízes culturais.



Os dados que seguem são da Antropos Consulting:



1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.



2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.



3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.



4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando e xeque a credibilidade do processo.



5. Os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.



6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto países vizinhos não possuem nenhuma.



7. Das crianças e adolescentes, entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.



8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o 2o do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.



9. Na telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas.



10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO 9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.



11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.



Por que não se orgulhar em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?



Que o Brasil tem o mais moderno sistema bancário do planeta?



Que as agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?



Por que não se fala que o Brasil é o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo a trabalhos voluntários?



Por que não dizer que o Brasil é hoje a terceira maior democracia do mundo?



Que apesar de todas as mazelas, o Congresso vem punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?



Por que não lembrar que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem?



Por que não se orgulhar de ser um povo que faz piada da própria desgraça?



É ! O Brasil é um país abençoado de fato.



Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças,


de todos os credos.


Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques.


Bendito este país, que oferece todos os tipos de climas para


contentar toda gente.





Bendita seja, querida pátria chamada Brasil!





Orgulhem-se de ser BRASILEIROS!!!