sexta-feira, 16 de julho de 2010

PRIMEIRO EMPREGO




O JOVEM E O PRIMEIRO EMPREGO

Qual o significado do trabalho para o jovem? Como quebrar o ciclo vicioso que exige experiência do jovem na hora de procurar o primeiro emprego? A juventude precisa de atenção e de políticas específicas para o mercado de trabalho!

O QUE É SER JOVEM?

É uma fase da vida, mais ou menos definida, na qual o ser humano se encontra em processo de formação e construção de perspectivas de estabilidade para a sua vida. Trata-se, portanto, de um momento de grande expectativa e apreensão em relação ao futuro, normalmente caracterizado por uma postura inquieta e irreverente. É neste espaço da vida que se manifestam, com maior intensidade, os problemas existenciais do ser humano, pois é nesse período que as pessoas realizam as grandes escolhas de suas vidas, entre as quais, a profissão.

Daí surgem a preocupação e a necessidade do trabalho, pois é através dele que, em grande parte, o jovem se afirmará como pessoa e como cidadão. O grande problema é: como conseguir emprego num contexto tão dramático?

DIFICULDADES

Encontrar o primeiro emprego não é uma tarefa das mais fáceis. Dados do último censo comprovam que mais de 11 milhões de brasileiros procuram um lugar no mercado de trabalho. Para os jovens, encontrar uma vaga é muito complicado.

As empresas, na hora da contratação, aumentaram ainda mais as exigências e o desemprego faz crescer a competitividade no mercado de trabalho. Portanto, quem nunca trabalhou, vai ter que dar um duro danado para conseguir a primeira chance.

Desta maneira, as filas para conseguir emprego aumentam cada vez mais, disputando as poucas vagas que aparecem.

A falta de experiência é a principal barreira para o jovem conseguir trabalho. Se para quem tem experiência o emprego está difícil, imagine para quem está começando. Só muita persistência, preparo e conhecimento de algumas regras podem ajudar a dar o empurrão inicial.

Estudar inglês ou espanhol, conhecer os principais programas de computador, falar o português correto e muita disposição para o trabalho são os fatores básicos que um candidato a emprego deve ter. E quem ainda não estudou tudo isso, precisa demonstrar que está com muita vontade de aprender.

ESCOLARIDADE OU EXPERIÊNCIA?


Com absoluta certeza, o futuro do trabalho, ou do emprego, depende de ambas: escolaridade e experiência. Mas, no dia-a-dia, nos deparamos com grandes defensores desta ou daquela como requisito mais importante. Certo é que, cada vez mais, o mercado atual exige que nos qualifiquemos permanentemente, seja através de estudos como de novas experiências.

Acredito que os jovens terão que uma preocupação fundamental com a escola, porque o profissional do futuro será quem tiver sólida formação escolar, capacidade de dominar os conhecimentos básicos e que saiba discernir conhecimento erudito de conhecimento popular. O profissional será o sujeito que conseguir trabalhar com matemática, que souber resolver problemas porque aprendeu na escola que primeiro se resolve os parênteses, depois os colchetes e, em seguida, as chaves. Ele deve ter a capacidade de abstração, deve saber organizar, falar, se comunicar, de preferência também em outras línguas e conhecer a linguagem do momento, que é a linguagem da informática.

Todos, independentemente do mundo mudar ou não, devemos saber tudo isso para garantir nossa sobrevivência.

PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS

A falta de experiência, com certeza, é o critério que mais dificulta a busca pelo primeiro emprego. Pensando nisso, vários estados e municípios estão oferecendo programas que beneficiem o jovem que está entrando no mercado de trabalho. Vamos ver alguns exemplos:

O Programa Primeiro Emprego foi iniciado em 1999 pela Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social do Rio Grande do Sul. Nos primeiros seis meses de trabalho, o salário do profissional é garantido pelo programa, depois a própria empresa assume a responsabilidade e decide se contrata ou não o jovem. Este programa associa a necessidade de permanência na escola ao incentivo direto ao emprego jovem.

O Programa Jovem Cidadão - Meu Primeiro Trabalho. O Governo do Estado de São Paulo criou este programa com o objetivo de proporcionar ao jovem, de 16 a 21 anos, matriculado na rede estadual de ensino, uma oportunidade de introdução ao mundo do trabalho e, ao mesmo tempo, estimulá-lo a completar o ensino médio. O programa oferece estágios remunerados com duração de 6 meses. Metade da bolsa-estágio é paga pelo Governo e a outra metade pela empresa que contrata o jovem trabalhador.

Em todos estes programas, o jovem deve ser reconhecido como um ator social e capaz de realizar o trabalho que lhe foi oferecido. Além de acabar com o analfabetismo, esses programas ajudam a mudar a situação de desemprego no Brasil, principalmente no caso dos jovens. Afinal, o trabalho é um dos componentes mais importantes da nossa cidadania.