sexta-feira, 14 de novembro de 2008

VERÃO BOMBANDO: PREVINA-SE CONTRA O CÂNCER DE PELE


O câncer de pele é o mais comum entre os Cânceres e se manifesta de duas formas: os carcinomas, que têm uma incidência alta, de 70%a 80%, e os melanomas, que variam entre 5% e 7%. Mais frequente, o carcinoma tem malignidade baixa. Provoca grandes deformações, mas não leva à morte. Esta relacionado diretamente à exposição dos raios UVB e atinge pessoas de pele, cabelo e olhos claros. Tem crescimento lento, se manifesta em áreas expostas ao sol como face, braços, colo e mãos e, frequentemente, é indolor. Aparece através de nódulos e feridas que não cicatrizam.
As exposições prolongadas ao sol estimulam a fabricação de óxido de colesterol (Substância que estimula os melanócitos, responsável pelo aparecimento dos melanomas) e é possível que as lesões se manifestem em regiões do corpo que não entraram em contato direto com o sol.
A arma mais eficaz contra o câncer de pele é manter-se bem longe dos rais solares, principalmente os ultravioletas (entre 10 e 15 horas). Em países onde o sol brilha sempre e onde se cultua o corpo e a cor bronzeada é muito difícil manter as pessoas longe do sol, por isso, o melhor para se previnir é recorrer aos filtros solares e consultar sempre um
dermatologista.

Deve-se também observar o aparecimento de verrugas inchadas nas áreas mais expostas do corpo. Normalmente o raios ultravioletas são responsáveis por uma degeneração branda, que altera a camada superficial da pele, provocando descamações frequentes, mais conhecidas pelos médicos como queratose. A partir desse pré-câncer o excesso de sol pode atingir camadas mais profundas da pele, e como consequência o câncer de camada basal ou camada espinhosa.
As pintas na pele, também chamadas de nevus, são geralmente mini-lesõesque as pessoas nascem com elas. O problema ocorre quando a pintacomeça a crescer, mudar de aspecto ou transformar-se em uma ferida que não cicatriza. Pintas e manchas que surgem de repente tambémsão suspeitas e 45% dos melanomas se localizam nos nevus.
As pessoas de pele clara estão mais sujeitas a ter problemas de pele e devem dar atenção especial ao auto-exame por toda a área do corpo. As lesões não costumam doer ou coçar e são percebidas visualmente ou por biópsia, quando se extrai um pedaço da área atingida para exame laboratorial.

Mulheres, a prevenção ainda é a melhor arma. Cuide de você e de sua família: CUIDADO COM O SOL!

3 comentários:

Anônimo disse...

Lucia, estou amando seu blog. Tenho aprendido bastante aqui. Continue colocando essas matérias. Obrigada por tudo amiga.

Rose

di disse...

Lucia, adorei o teu blog.
Tá muito bacana e bem atualizado.
Saibas que me sinto privilegiada em tê-la como minha amiga.
Um abração, fica com deus.

Mel Scheridon

Anônimo disse...

Amiga seu blog está sendo de muita utilidade!!!tem dado muitos conhecimentos e aprendizados importantes.Você está de parabéns,continue passando esses conhecimentos e colocando essas matérias!!!
Estou adorando
Obrigada amiga
Bjos
Sônia