domingo, 14 de dezembro de 2008

Light e Diet: Quais as Diferenças?


Você tem dúvidas de qual a diferença entre o light e o diet? É comum as pessoas se confundirem e usarem de maneira errada não obtendo assim, o resultado esperando, podendo até prejudicar a saúde.
Os produtos lights foram criados para quem não quer ingerir muitas calorias e para quem precisa controlar o peso. Ele tem, no mínimo, 25% de calorias a menos do que sua versão tradicional. Normalmente diminui-se ou até retira-se açúcar e gorduras. Já os diets ou também chamados de dietéticos, são todos os itens isentos — ou quase — de um nutriente específico. Trata-se de uma restrição alimentar. Por exemplo, açúcar no caso dos diabéticos, sal em relação aos hipertensos e glúten para quem tem a doença celíaca. Como em geral, ao se reduzir o açúcar, o valor calórico diminui, é possível que um alimento dietético seja útil para quem deseja emagrecer, como é o caso dos refrigerantes. Mas nem sempre é assim. Chocolates e sorvetes diets, por exemplo, são arriscados para quem quer emagrecer. Eles são isentos de açúcar, mas em contrapartida, para não perder o sabor e a consistência eles levam mais gordura do que o normal, portanto, podem acabar sendo bem calóricos.

Para tirar a dúvida se o alimento é diet ou light não basta confiar na classificação carimbada na embalagem. Os especialistas reforçam que é importante conferir a composição no rótulo. No caso de restrição de sódio, por exemplo, só compre se ela estiver clara. Quando o objetivo é emagrecer, compare o valor calórico do produto com similares — light ou não.

Para as pessoas que possuem colesterol elevado (os hipercolesterolinêmicos), a indicação são os alimentos light. São indicados por serem pobres em gordura animal, portanto, evitam aumentar o colesterol. Isto estende-se para todos alimentos como leites, iogurtes, queijos, que, por serem de origem animal, têm gordura, mas se esta for reduzida, o problema está controlado. Só não se engane, que, por ser light a quantidade está liberada. Um grande erro é a pessoa que está de dieta, exagerar; lembre-se, no fundo a redução é de apenas 30% das calorias. Se você, por exemplo, comer o dobro do que comeria, a vantagem será drasticamente diminuída. Fique atento(a)!

Pois é, os produtos lights, assim como os diets, têm sua indicação, portanto, não saia ingerindo-os indiscriminadamente, seja consciente e tire o melhor proveito deles.

Um comentário:

Anônimo disse...

Dona Lucia sabe q isso de light ou diet é uma dúvida grande que todo mundo tem. Muito bom a senhora explicar isso.

Selma Rios